sábado, 26 de novembro de 2011

Sobre as escolhas

É fácil escolher mudar o corte de cabelo, mas não é fácil se arrepender depois, esperar crescer, mesmo que tenha sido escolha sua. Se você encarar o corte de cabelo como sendo uma mudança drástica, então suas chances de ter escolhido errado são maiores ainda. Mas cabelos crescem, pode demorar mas você consegue deixar eles do jeitinho que estavam antes. Outras coisas não.

Eu parei de tentar fingir que se eu voltasse no tempo, eu faria tudo igual. Mentira, não conseguiria fazer tudo igual, porque é tanta cagada que talvez eu voltasse, repensasse e aí passaria pelo menos uns 3 anos só dormindo. Eu sei que, independente das escolhas que eu tivesse feito, hoje eu provavelmente estaria no mesmo lugar ou melhor - não teria como ser pior - e, na verdade, olhando pra trás eu sei que por mais insensata que eu tenha sido, podia ter sido e ainda podia ser realmente ruim, mas não é. Prefiro acreditar que o destino me deu uma segunda, uma terceira e uma quarta chance, por mais que eu tenha sido teimosa. Me deu chance de pensar, de refletir, de parar um pouco no mesmo lugar e de me deixar sonhar um pouco.

Provavelmente eu ainda não faço as melhores escolhas, mas eu tenho certeza de que quebrei a cabeça o suficiente pra não cometer erros tão graves. Se eu voltasse no tempo, eu faria tudo diferente, mas como nem DeLorean eu tenho, prefiro começar a pensar antes de cometer erros e ao invés de repetir os antigos, começar a cometer erros novos. No final de tudo, você percebe que você pode, sim, ser diferente, pode errar, pode voltar atrás e pode arrumar tudo - desde que não demore tempo demais pra perceber tudo isso.