quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudar faz bem

Sempre estudei em boas escolas e tive bons professores desde o começo. Mas nem todo mundo teve a oportunidade de ter a Tia Denise sempre paciente para ensinar as contas de dividir e a Popô pra fazer os alunos verem as maravilhas da história diante de seus olhos. Eu acho que o grande problema no Brasil não é nem a falta de escola e de professores, mas sim a falta de estímulo. Crianças que crescem em um lar onde não tem a devida orientação e que são expostas a coisas erradas (e que elas acabam achando normal) não tem vontade ou prazer em ter conhecimento. Eu sei que a realidade é dura, chata, feia, boba, mas é a que temos e precisamos trabalhar para que ela mude. O estímulo dos pais é fundamental para formar bons alunos, não por disciplina, mas ávidos de conhecimento e que queiram um futuro melhor. É, a gente sabe e vê todos os dias que no mercado de trabalho, o que vale é ter um bom curso universitário - e, hoje, não dá nem pra reclamar que é impossível completar o ensino superior com tantas oportunidade de financiamento e o ProUNI.

Eu acho que falta vontade e, aí, vemos um problema cultural também. Eu lembro que, quando estava na escola, o "mais legal" era sair da sala pra ficar no corredor, era o desafio de burlar aula pulando o muro da escola (coisa que eu nunca fiz porque sou gorda hahaha), o bom era sentar com as amigas e atazanar o professor quando a aula era chata... O legal, era ser errado. E eu imagino que isso continue, o cara "respeitado" dentro da escola é aquele que xingou o colega, desrespeitou a professora, levou uma punição na diretoria e os pais não falaram absolutamente nada. Isso quando não apoiam os filhos, principalmente contra os professores. Vi muito disso, também, quando trabalhei em uma escola estadual de São Paulo em 2005. Aquelas crianças não tinham estímulo em casa, não tinham estímulo na escola... Mudou (e muito!) quando entrou a Penha, uma diretora de braço forte que foi lá e reformou a escola e disciplinou os alunos.


É difícil conscientizar, sabe? É difícil fazer eles verem que o menino que fica até tarde na rua pra beber não é o cara legal, é o cara que pode acabar alcoolatra ou,  pior, morto. Eu admiro quem precisa, quer e gosta de ter mais e mais conhecimento, pessoas que são estimuladas desde de pequenos a serem os melhores entre os melhores - e isso é ótimo, porque mesmo quando não são bons, ainda precisam se ver melhores do que a maioria...


Educação é fundamental, aprender é uma delícia e estudar faz bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não me responsabilizo por seus comentários, independente de você ser ou não alguém na night.
Isso aqui é uma ditadura e comentários ofensivos são deletados.