segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Irmãos, artistas e ídolos teen

EM 1998
Quando eu tinha 10 anos e estava na quarta série do ensino fundamental, minha amiguinha Camila levou um CD pra gente ouvir - todo mundo era meio fanático por Chiquititas na época - e era de uns meninos loirinhos cabeludos... Quem tinha mais ou menos a mesma idade que eu nos idos de 1998 lembra da febre que foi aquele primeiro CD do HANSON e sua música chiclete "Mmmbop", que todo mundo sabia cantar o refrão porque não tinha segredo e nem era em inglês. Os três são irmãos, Ike de 16 anos, Tay de 13 anos (e o favorito de 11 em cada 10 meninas incluindo a mim) e o fofo Zac de 11 anos, foram as primeiras paixões da minha vida e de todas as minhas amigas.(1)
Naquela época o Hanson era assim:

Eu já tinha bom gosto, olha que lindão o Tay!
Pouco tempo depois que comecei a ouvir o som do Hanson, me interessei por outros tipos de músicas, então foi uma coisa bem passageira e rápida, mas que dá saudade.
Hoje o Hanson é assim ó:

Tay, eu sabia que você ia ficar fofo pra sempre! SEU LINDO
EM 2010
Hoje em dia as meninas não estão desamparadas de suspiros pré adolescentes... Além dos solos Miley Cyrus e Justin Bieber, tem três irmãos que são artistas e ídolos teen - o JONAS BROTHERS é muito parecido com o Hanson em alguns aspectos: eles fazem as meninas suspirarem pelos cantos, colecionarem pôsters, wallpapers, adesivos, álbum de figurinhas e ainda ficarem ligadinhas na TV já que eles tem uma série e os filmes Camp Rock. Eu não tenho mais idade pra escutar Jonas Brothers, não sei se tem meninas na minha idade que ouvem e nem julgo, eu só acho que eu passei da fase "teen" em que eles se encontram, mas como fã assumida do Hanson, que foi crescendo e amadurecendo as músicas, creio que o Jonas Brothers fará algo parecido, não focando sempre no público adolescente - até porque nem eles serão adolescentes pra sempre - e vão amadurecer e serão mais pra frente os ídolos de muitas mulheres, que lembram com carinho da época mais gostosa e mais confusa da vida: a passagem para a vida adulta... Agora, me desculpem as fãs de Jonas Brothers, os irmãos do Hanson eram muito mais bonitos héin? (Brincadeira, são todos lindos!)
Aposto que o Kevin mais velho será o mais bonito.

(1) Não sei se todos os pais e educadores concordam comigo, mas essa paixão pelo ídolo, se moderada, é bastante saudável, lembro de trocarmos postêrs, papéis de carta e adesivos do Hanson no recreio, de ficar suspirando pelos meninos, de ouvir as mesmas músicas 397 vezes por dia e deixar que os três entrassem nos nossos sonhos - o que rendia noites bem tranquilas sem pesadelos. Pelo menos para mim essa parte gostosa de ter o "amor platônico" pelos ídolos foi muito bem aproveitada e me ensinou muita coisa, inclusive sobre relacionamentos, isso sem contar que despertava o meu interesse para questões mais polêmicas que eram tratadas nas músicas, como o primeiro beijo e, assim, abriu-se a porta para um mundo novo, a mudança da infância para a adolescência, as descobertas e, mais uma vez nas letras das músicas, a paciência para que essa passagem não fosse uma experiência traumática. Claro que não é nada saudável quando esse amor platônico vira uma obsessão - por isso mesmo eles devem ser acompanhados de perto pelos pais e servem para que as meninas aprendam a ter limites na paixão, que alguns sentimentos são absurdos hoje, mas amanhã ou depois vão embora - amar um ídolo, na minha opinião, é acima de tudo aprender que existem diversas formas de amor e que nem todas elas são palpáveis, algumas ficam só na cabeça e é por isso que elas são tão boas, porque quando você cresce, se apaixona e a paixão passa a ser um relacionamento as coisas podem complicar e esses amores da cabeça da gente nunca mudam, eles sempre vão ser simples e gostosos de aproveitar. Muitas adolescentes "matam e morrem" pelos seus ídolos, quando chega aos extremos esse amor saudável passa a ser um problema, por isso a atenção dos pais é tão importante, é imprescindível deixar claro que por mais amor que elas tenham, não vai conseguir efetivamente o mesmo amor de volta e que tudo que elas podem esperar é o carinho de ídolo para fã e nada mais. Não é difícil, as meninas de hoje são muito mais inteligentes do que eu era com a idade elas ;-)

P.S.: ainda ouço muito uma música do Hanson que chama "Save Me", tocou em uma novela e minha prima Larissa adorava. Quem puder (e quiser) ouça Mmmbop e Save Me, por mais que não tenham muitos anos de diferença elas mostram a evolução musical dos irmãos. Ei, podem me zoar por gostar de Hanson, eu não ligo... Você gostava de Molejão e Só Pra Contrariar que eu sei, pelo menos Hanson mantém (um pouco da) minha dignidade hahahaha!

P.S.2: até pensei em falar de KLB, mas eles não fizeram parte da minha vida e sei que por mais que tenham arrancado suspiros de muitas meninas, não os vejo como super-ídolos-teen, a verdade é que eu acho que a carreira deles foi muito rápida... Se fosse para falar sobre irmãos artistas e ídolos no Brasil, eu poderia citar Sandy & Júnior, mas aí sairia da linha de trio. ;-)

Um comentário:

Naya disse...

#porra, Kakak....Hanson? ahuHUAhuaHUAUHaUHAUHahuHAUuhaHU

Brincadeira...é q meu gosto musical com 12 anos (epoca de hanson) já era outro
Mas eu acho saudavel desde q a guria não perca completamente o controle...certos desesperos pq o ídolo está próximo é bizarro e desnecessário
Já ouvi historias de amigas minhas q na adolescencia eram loucas por sei lá quem e foram em shows e passaram mal pq tava lotado...
Criança, meio metro, não sabe se virar, lugar lotado...
eu teria medo de deixar minha filha ir, não acho q alguém de 10 ou 12 seja adulta suficiente pra isso...é muita loucura. Eu com 24 nem sempre aguento a pressão...

Postar um comentário

Não me responsabilizo por seus comentários, independente de você ser ou não alguém na night.
Isso aqui é uma ditadura e comentários ofensivos são deletados.