quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Outubro Rosa - A Prevenção ao Câncer de Mama Começa Com Informação

Outubro não é só um mês para mostrar para as mulheres como fazer a prevenção ao câncer de mama. 
Outubro é um mês de vitórias e informação e a informação que posso fornecer será dada agora em pequenos pontos.



Primeiro ponto: esqueça o auto exame.
Tem na embalagem de Intimus, tem na internet, tem em todo lugar, mas não é a melhor forma de prevenção. Mulheres não nasceram médicas, não dá pra sentir um nódulo na mama a não ser que ele esteja enorme - e se está enorme, está na hora de tirar.

Segundo ponto: mamografia dói?
Não dói, incomoda. Eu tive uma inflamação no seio esquerdo e precisei fazer uma mamografia, já tinha ouvido que dói absurdo mas a verdade é que não senti dor, senti um incômodo tremendo porque a máquina realmente dá uma apertada no seu peito - que fica parecendo um ovo frito depois - mas o exame é super rápido.

Terceiro ponto: qual a melhor idade para o exame?
Na rede pública é direito da mulher fazer a mamografia a partir dos 40 anos. Caso você tenha um plano de saúde, exija do seu ginecologista a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce de nódulos nos seios dá a chance de 95% de cura para o câncer de mama e o risco de perder o seio é mínimo.

Quarto ponto: achamos algo e agora?
Não se desespere. Se você fez o diagnóstico cedo, deve se preocupar em fazer com que a sua saúde seja de leão pra aguentar o tratamento, ou seja, ter uma alimentação saudável, passar bastante tempo com a família e com os amigos - você vai precisar muito deles para que o tratamento dê certo, você precisa se manter firme e ter muita força de vontade, é uma barra que nos tempos em que vivemos você consegue superar.

Quinto ponto: INFORMAÇÃO
O mais importante na prevenção ao câncer de mama é a prevenção e esta é proveniente da informação. Se informe, pesquise, corra atrás e estimule suas amigas e familiares a fazerem o mesmo. O câncer pode ser vencido principalmente por mulheres conscientes, por isso peço para todos que entram aqui nesse novo espaço que, por favor, insistam para que sua mãe, irmã, namorada, esposa, prima, tia, avó ou amiga faça a mamografia, que procure um médico e que não confie no auto exame.

Links úteis:

Esse post faz parte da blogagem coletiva que minha querida amiga Sam Shiraishi está promovendo, para ver o post da Sam com outros posts e informações de diversos blogs, acesse: http://samshiraishi.com

Você pode falar com a Sam pelo twitter: @samegui

O Outubro Rosa é uma iniciativa do movimento Mulher Consciente.

Você pode ajudar a divulgar a campanha colocando o selo abaixo no seu blog e participando da blogagem coletiva:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não me responsabilizo por seus comentários, independente de você ser ou não alguém na night.
Isso aqui é uma ditadura e comentários ofensivos são deletados.