sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Como consertar um grande erro.

(Esse post trata do problema com a promoção da NISSAN. Para entender tudo, clique aqui, aqui e aqui.)

Sabe aquela velha história de que panela velha é que faz comida boa? Isso se aplica a ações em Redes Sociais. Quando uma marca procura uma agência para entrar nesse meio, eles também não sabem muito bem o que esperar e, vamos ser sinceros, ninguém sabe. O planejamento não deve ser só em cima de agradar o cliente, gerar visualização, ele deve ser voltado para a experiência do usuário e, principalmente, em como a marca e a ação agregam valor a ele.

Quando eu vi a @anarina (a Aninha) pedindo RTs no Twitter para ajudar a ONG Família Santa Clara, eu não pestanejei em ajudar. Eu enchi o saco da timeline inteira com a quantidade de RTs porque ali eu via a oportunidade de fazer algo interessante de verdade para quem precisa de verdade - ora, eu poderia ter entrado na promoção, mas não, eu e pelo menos 80% da minha timeline (coloca ai que eu sigo mais ou menos 450 pessoas, 80% dá umas 360 pessoas) estavam contribuindo, se for jogar a influência dessas pessoas em cima desse número eu chuto que alcançaríamos umas 5000 pessoas mais ou menos. Não é pouco e pra chegar no número (absurdo) de 44.500 já era um excelente começo.

Só que o que mais tem por aí é gente que acha que dando um "jeitinho" vai conseguir as coisas... Um perfil no twitter aparentemente usou script para ganhar a promoção. Ganhou um carro, mas não tem mais caráter, o que pra algumas pessoas pode não significar absolutamente nada, mas que para mim e para os 80% engajados em ajudar a Família Santa Clara significa muito, porque foi essa pessoa sem caráter que ganhou um prêmio sem esforço, sem realmente participar da promoção, ou seja, melando a ação inteira. Eu não li os termos, mas geralmente quando dá-se a fraude a pessoa é automaticamente suspensa, porém o pessoal não "viu" a fraude quando mostrada. Por que? Provavelmente porque eles querem mostrar números ao cliente. Pra eles, talvez, não importa quem tenha ganho, mas importa sim mostrar ao cliente que "olha, essa pessoa retuitou as 44.500 vezes e conseguiu o carro e veja quanta gente ajudou ela" e na verdade, ninguém ajudou em nada... Se for isso, só digo que como alguém que já trabalhou com Social Media (vide meu post Curriculum Vitae), eu teria vergonha de falar que trabalho com eles. Porém, nem tudo está perdido e eles podem recuperar sua reputação como agência (porque a galera já está metendo o pau) e, principalmente, podem recuperar a imagem do cliente.

Independente da alegação de fraude do usuário vencedor e, se mesmo assim forem dar o prêmio para eles, seria muito interessante se o pessoal fosse cara de pau pra chegar na galera da Nissan e falar "olha, uma galera entrou na promoção no super engajamento pra ganhar o carro pra uma ONG, eles não ganharam, será que rola dar o carro pra ONG porque isso geraria um super buzz positivo entre as pessoas que estavam tentando ganhar?" - Gente, topavam na hora.

Sério, se eu como cliente estivesse ciente da porcaria toda que aconteceu, é claro que eu daria o carro pra ONG. Um carro pra Nissan não é nada, mas pra ONG é coisa pra caramba, eles sabem disso e se a agência que faz o intermédio promoção/Nissan for realmente boa, eles serão sinceros e mostrarão o que poderá ser feito para arrumar tudo - principalmente a cara da Nissan nas Redes Sociais.

Queridos, merda acontece. Tenham sempre isso em mente, porque mesmo que a ideia seja genial pode acontecer de um infeliz acabar com ela, porque hoje vivemos num mundinho individualista onde, para alguns, dá pra passar por cima do interesse e das regras de boa convivência da sociedade em proveito próprio. O que fazer então? Usar da sinceridade e de boas palavras pra tentar arrumar as coisas, isso é ser VOLÁTIL. Para a marca, entender tudo o que aconteceu e mostrar que não quer só ver números, mas que se importa com as pessoas, isso é RESPEITAR. E respeito é difícil achar por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não me responsabilizo por seus comentários, independente de você ser ou não alguém na night.
Isso aqui é uma ditadura e comentários ofensivos são deletados.